Dicas de segurança na operação de empilhadeiras

Operar uma empilhadeira requer alguns cuidados que são essenciais. Caso tais cuidados não sejam devidamente seguidos, a própria segurança e de terceiros pode estar em risco, podendo resultar em acidentes fatais.

As empilhadeiras foram projetadas justamente para facilitar o trabalho tanto em termos quantitativos quanto em termos qualitativos, reduzindo o tempo para a realização de tarefas, fazendo com que elas também sejam realizadas em larga escala. Com isso, sua presença traz muitos benefícios para o ambiente de trabalho. Todavia, ela oferece alguns perigos que devem receber toda e total atenção.

A finalidade das empilhadeiras é a de realizar transporte de cargas, pois em condições humanas seria impossível a realização de tal tarefa. A presença deste veículo industrial é muito comum em fábricas com armazéns de grande porte.

Acidentes ocasionados com a empilhadeira

A empilhadeira é uma ferramenta muito segura. Através das recomendações do fabricante do veículo industrial e dos devidos treinos é possível utilizá-la sem que nenhum tipo de imprevisto seja ocasionado, muito menos que acidentes ocorram, já que, quando acontecem, são sérios ou fatais.

Quando os acidentes são ocasionados, muitas vezes, é porque o operador não realizou os devidos treinos. Até mesmo funcionários bem treinados que não realizem os procedimentos adequados estão expostos a danos sérios, seja para si mesmos ou para o veículo.

Anualmente, são registradas mortes por vítimas de empilhadeira e a maioria absoluta dos acidentes poderia ter sido evitada. Comportamentos negligentes estão entre os principais fatores, envolvendo seja o condutor do veículo ou funcionários que trabalhavam dentro do raio de atuação do equipamento móvel.

Dicas de trabalho seguro com empilhadeiras

O futuro operador deve fazer dos treinos ensinados uma prática habitual em seu cotidiano de serviço, sendo evitados possíveis danos ao veículo, à sua e à vida de terceiros. Com isso, os funcionários que operam a máquina serão não apenas experientes, como também bem informados, garantindo a segurança de todos constantemente.

Durante o processo de treinamento é importante que os operadores tenham a consciência de que a operação segura deve ocorrer desde a hora em que iniciam seus trabalhos até o momento em que se encerram.

Para que acidentes sejam evitados, é preciso que operadores inexperientes passem por períodos de supervisão que podem variar de acordo com a capacidade de cada operador. Depois de realizadas todas as etapas de treinamento, aqueles que estiverem aptos a conduzir o equipamento devem receber o certificado de que executam as tarefas com sucesso e segurança.

Contudo, observa-se que os acidentes no trabalho ocorrem não apenas em função do operador de empilhadeira. Os pedestres também podem contribuir para um acidente, ou seja, pessoas que trabalham no mesmo ambiente que uma empilhadeira também devem passar por treinos para que a segurança seja garantida.

Por isso, elas devem estar treinadas para melhorar sua circulação no ambiente em que a empilhadeira está presente. A orientação para os riscos é indispensável para que não fiquem desatentas.

Para que a segurança do operador e do pedestre seja garantida é importante que haja um entrosamento comunicativo para que os riscos sejam diminuídos.

Fonte: Logiscom